You are here: Home / Notícias / Estação Ferroviária de Teresina

Estação Ferroviária de Teresina

A Estação Ferroviária de Teresina, inaugurada em 1926 na capital do Piauí, integra um conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)

A construção do edifício começou em 1922. Em estilo eclético, é ornamentado em madeira lavrada. O telhado de duas águas é coberto com telhas do tipo Marselha. A fachada exibe o ano da inauguração (1926) e o nome da cidade, que na época era grafado "Theresina".

No entanto, a estação permaneceu desativada durante 12 anos, até ser construída a ponte ferroviária sobre o rio Parnaíba. Até então, os passageiros que vinham de São Luís tinham que usar barcos para atravessar o rio. Somente em 31 de dezembro de 1938 o primeiro trem M-1 chegou à estação. Em 1965, com a abertura do trecho Altos-Oiticica, Teresina finalmente foi ligada ao Ceará e ao resto do Nordeste.

Em 1991, com a inauguração da Linha 1 do Metrô de Teresina, o embarque de passageiros passou a ser feito pela estação subterrânea, que leva o nome Frei Serafim. A antiga estação passou a abrigar o Espaço Cultural Trilhos, recebendo espetáculos de música e teatro.