You are here: Home / Notícias / Conheça um pouco mais sobre Teresina

Conheça um pouco mais sobre Teresina

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 343 km do litoral, sendo, portanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico. Possui uma população estimada em 847.430 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2016. Está conurbada com a cidade maranhense de Timon, formando, assim, a Região Integrada de Desenvolvimento da Grande Teresina, que aglomera cerca de 1.194.911 habitantes, sendo a segunda RIDE mais populosa de todo o Brasil, atrás apenas de Brasília. Teresina é a 21ª maior cidade do Brasil e a 17ª maior capital de estado, sendo a 7ª capital mais populosa e a 7ª capital mais rica do Nordeste.

Teresina é a terceira capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo o Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO). A cidade tem um IDH alto (Índice de Desenvolvimento Humano), porém, ainda é a oitava colocada entre as capitais do Nordeste, ficando à frente apenas de Maceió. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem sequências de descargas elétricas no mundo. Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco".

Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

Historicamente, Teresina desenvolveu-se por meio do Rio Parnaíba, através da navegação fluvial. Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores. É um município em fase de crescimento galopante e, atualmente, possui uma área de 1.673 km² e uma população de quase 900 mil habitantes. É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de prestação de serviços, comércio intenso, rede de ensino avançada, eventos culturais e esportivos, congressos, indústria têxtil, com uma justiça eleitoral célere, e um grande complexo e moderno centro médico que atrai pacientes de vários Estados.

Geral

Teresina é a capital e o município mais populoso do estado brasileiro do Piauí. Localiza-se no Centro-Norte Piauiense a 366 km do litoral, sendo, por tanto, a única capital da Região Nordeste que não se localiza às margens do Oceano Atlântico.[8] É a 19ª maior cidade do Brasil, com 814.439 habitantes,[9] sendo a 15ª maior capital de estado no Brasil. Está conurbada com o município maranhense de Timon e, juntos, aglomeram cerca de 953.172 habitantes, e toda a Região Metropolitana da Grande Teresina aglomera mais de 1.135.920 habitantes. A única barreira natural que separa Teresina de Timon é o Rio Parnaíba, um dos maiores do Nordeste.

Teresina é a segunda capital com melhor qualidade de vida do Norte-Nordeste segundo a FIRJAN[10], e segundo o IPEA é a terceira capital mais segura do Brasil (perdendo apenas para Natal/RN e Palmas/TO)[11]. Teresina também é a terceira cidade onde mais acontecem seqüências de descargas elétricas no mundo.[12] Por esta razão, a região recebe a curiosa denominação de "Chapada do Corisco". Seu lema é a frase "Omnia in Charitate", que significa, em português, "Tudo pela caridade". A cidade é a terra natal de Torquato Neto, poeta do Tropicalismo, e de Carlos Castelo Branco, colunista político do Jornal do Brasil.

História

A origem de Teresina é ligada diretamente ao Rio Poti. Às margens desse rio havia um povoado, que depois seria elevado à condição de Nova Vila (do Poti). Essencialmente formada por pescadores e pequenos comerciantes, era cortada por uma estrada que ligava Oeiras, então capital da Capitania do Piauí, a Parnaíba, um dos mais prósperos centros do estado.

Uma das primeiras construções de Teresina foi a Igreja de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Centro da Capital, o que mostra a verdadeira devoção religiosa do povo da antiga vila. A cidade já nasceu, ou seja, foi fundada, em 1852, com o objetivo de tornar-se capital do estado do Piauí, totalmente planejada pelo Conselheiro José Antônio Saraiva, sendo, portanto, oficialmente a primeira capital planejada do Brasil.

Vale ressaltar que a transferência da capital da Província do Piauí de Oeiras para Teresina realizou-se sob vários protestos da comunidade oeirense, que desejava a todo custo, garantir a permanência da capital naquela cidade.

Contudo, apesar da pressão, o Presidente da Província, José Antônio Saraiva, ardoroso defensor das ideias mudancistas, efetiva a transferência da capital. E em 16 de agosto de 1852, dirige circular a todos os Presidentes de Província do Império comunicando o fato, instituindo-a assim, como nova capital do estado.

O nome da cidade remete a imperatriz Teresa Cristina Maria de Bourbon, que teria intermediado com o imperador Dom Pedro II a ideia de mudança da capital, e em sua homenagem deu-se o nome da cidade, que é a contração (mistura) das palavras Teresa e Cristina. Tornada capital, Teresina passou por um crescimento bastante acentuado, aumentando de 49 para cerca de 8 mil habitantes em duas décadas. Essa foi a primeira cidade do Brasil construída em traçado geométrico. Ela não nasceu de forma espontânea, mas de modo artificial. Saraiva, pessoalmente, tomou as primeiras providências: planejou tudo, juntamente com o mestre-de-obras português João Isidoro França, com o cuidado de estabelecer logradouros em linhas paralelas, simetricamente dispostas, todas partindo do Rio Parnaíba, rumo ao Rio Poti, principais fontes de água da cidade, até hoje.

No ano de 1860, a nova capital já contava com uma área urbanizada de um quilômetro de extensão na direção norte-sul, com os seguintes confrontos: de um lado o largo do quartel do Batalhão (atual Estádio Lindolfo Monteiro) e do outro o "Barrocão" (atual Avenida José dos Santos e Silva). Na direção leste-oeste o desenvolvimento não ganhou a mesma intensidade. Tomando-se como base o lado do Parnaíba, as ruas findavam a algumas dezenas de metros acima das duas principais praças, a da Constituição, atual Praça Marechal Deodoro da Fonseca (que anteriormente também denominou-se Praça do Palácio e Largo do Amparo), e a do Largo do Saraiva (atualmente Praça Saraiva). Para o lado do Poti, nem todas as ruas chegavam ao rio. A Rua Grande, atual Rua Álvaro Mendes, uma das principais ruas da nova capital teve um papel significante no desenvolvimento da nova cidade.

Teresina é conhecida por Cidade Verde, codinome dado pelo escritor maranhense Coelho Neto, em virtude de ter ruas e avenidas entremeadas de árvores.É uma das mais prósperas cidades brasileiras, destacando-se atualmente no setor de eventos, congressos, indústria têxtil, com uma Justiça

  1. Economia

O Produto Interno Bruto (PIB) da cidade de Teresina representa cerca 40% do PIB do estado do Piauí, calculado em R$8,7 bilhões (dados de 2009), figurando, consequentemente, como o município mais rico do estado, o o 8o da Região Nordeste, e o 51o município do Brasil com maior PIB.

Na indústria, destaca-se a indústria têxtil e de confecções, que exporta para outras regiões e gera cerca de dez mil empregos. Há ainda montadoras de bicicletas, indústrias de bebidas, medicamentos, química, móveis e cerâmica, entre outras. A construção civil merece destaque por ser um setor em rápida expansão, devido à verticalização da cidade nos últimos 15 anos.

Teresina também possui um dos únicos shopping centers de conceito Open Mall do país.

  1. Malha viária

Ao longo dos últimos anos, Teresina vem sendo palco de uma significativa reestruturação urbana, fenômeno que decorre, sobretudo, do crescimento populacional, da intensificação do trânsito de veículos e da dinamização da economia.

A cidade encontra-se dividida em quatro zonas: Leste, Sudeste, Norte e Sul, além, é claro, do Centro da cidade. Em cada uma delas há uma Superintendência de Desenvolvimento Urbano (SDUs) que funciona como uma espécie de subprefeitura.

Teresina conta com três shopping centers.Teresina conta com avenidas de grande porte, grande parte na zona Leste. Dentre elas, podem-se citar:

  • Avenida Frei Serafim - Encontra-se no Centro, é a mais movimentada e importante da capital piauiense, onde são comuns, em horários de pico, pequenos pontos de lentidão;

  • Avenida João XXIII - É a continuação da Avenida Frei Serafim na zona Leste, quando esta atravessa o rio Poti. Termina na BR 343, que liga Teresina a Fortaleza;

  • Avenida Miguel Rosa - Liga o Centro à BR 316, contornando o primeiro e atravessando inteiramente à zona Sul.

Apesar de ser cortada ao meio pelo Rio Poti e da grande influência sobre a vizinha cidade de Timon, já conurbada com a capital, Teresina apresenta poucas pontes, dentre as quais, podem-se citar:

  • Ponte Juscelino Kubitschek - Liga a Avenida João XXIII (zona Leste) à Avenida Frei Serafim (centro da cidade);

  • Ponte da Primavera - Liga a Avenida Petrônio Portela (zona Norte) à Avenida Universitária (zona Leste);

  • Ponte Wall Ferraz - Liga a Avenida Higino Cunha (zona Sul) à Avenida Cajuína (zona Leste);

  • Ponte João Luís Ferreira (Metálica) - Liga a Avenida Miguel Rosa (Teresina) à Avenida Teresina (Timon);

  • Ponte José Sarney (Ponte da Amizade) - Liga a Avenida Maranhão (Teresina) à Avenida Piauí (Timon);

  • Ponte do Tancredo Neves - Liga o Bairro Tancredo Neves (zona Sudeste) à Rodoviária de Teresina (zona Sul);

  • Ponte do Poty Velho - Liga o Bairro Poty Velho à Santa Maria da Codipi (zona Norte);

  • Ponte Velha - Liga Teresina pelo Bairro Tabuleta à Cidade de Timon (zona Sul);

  • Ponte Estaiada João Isidoro França - Liga a Zona leste à zona Norte;

  • Ponte Leonel Brizola ou Mocambinho - Liga o bairro de Mocambinho (zona Norte) ao bairro Pedra Mole (zona Nordeste).

    1. Artesanato

Teresina é conhecida por seu artesanato, principalmente pela arte santeira em madeira.

O artesanato em cerâmica também é outra tradição teresinense, produzindo peças belíssimas. O bairro Poti Velho, situado na confluência dos rios Parnaíba e Poti, é um tradicional pólo de produção deste tipo de arte. A temática é variada e eclética, passando por utensílios decorativos e de uso diário e esculturas sacras e profanas.

Com o passar do tempo, houve investimento em treinamento e organização e o artesanato local atingiu níveis de qualidade e refinamento nunca vistos, sendo exportado para outros Estados e para o exterior. Novos materiais, novas tecnologias e o respeito ao meio-ambiente marcam esta nova fase de desenvolvimento do artesanato piauiense.

Há locais em que se pode admirar isso, como:

  • Pólo Cerâmico do Poti Velho - Região onde artesãos confeccionam e vendem a cerâmica por eles produzida com a argila do rio Poti, são trabalhos que envolvem vasos, peças de decoração e até mesmo bijuterias;

  • Centro Artesanal Mestre Dezinho - No lugar do antigo quartel, artesanato. São 25 lojas que oferecem cultura em fibra, couro, madeira, doces. Ensaiando passos e acordes, escolas de dança e música. Além disso, restaurante típico põe à mesa o melhor do cardápio do Piauí: Maria Isabel, sarapatel, baião-de-dois, feijão com pequi.

  1. Centros culturais

  • Casa da Cultura de Teresina - A casa do Barão de Gurgueia abre suas portas para a cultura. O casarão do século XIX passeia pelo tempo e se renova. Abre salas e janelas para biblioteca, vídeo, dança e cursos de artes plásticas e orquestra de câmara;

  • CIARTE Matadouro Teatro do Boi - Com cem lugares, o teatro integra o estudante às artes. Espaços também para biblioteca, salas de dança e oficinas de artesanato;

  • Cine Rex - A mais antiga sala de projeções de cinema do estado, já foi museu, casa de show e esta fechado atualmente.Era conhecido por mostrar filmes pornográficos em sua decadência. Será reaberto para abrigar parte dos espetáculos do Teatro Quatro de Setembro]];

  • Cine-Teatro da Assembleia - Um anexo cultural da Assembleia Legislativa do Piauí;

  • Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) - Em fase de implantação em Teresina com conclusão prevista para o segundo semestre de 2011;

  • Clube dos Diários - Espaço dedicado a exposição de obras de artes e apresentação artística em estilo Neoclássico e com auditório para 200 pessoas;

  • Espaço Cultural Trilhos - Localizado nos antigos galpões da estação ferroviária de Teresina, na Av Miguel Rosa,com espaço para shows,exposição e o Teatro da Estação;

  • Museu de Arte Moderna do Piauí (MAMPI);

  • Museu do Parnaíba - no antigo cais do Rio Parnaíba;

  • Palácio da Música - Onde acontecem ensaios da orquestra piauiense, ensaios de dançarinos contemporâneos e logo abrirá as portas para aula de música;

  • Teatro João Paulo II - Teatro localizado no Bairro Dirceu que conta com várias apresentações e cursos para a comunidade.

  • Teatro Quatro de Setembro - São mais de cem anos de história e espetáculos. O Teatro Quatro de Setembro conserva uma fachada com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos. Com 800 lugares, localiza-se na Praça Pedro II.

    1. Arquitetura

A arquitetura teresinense assemelha-se à dos demais estados do Nordeste, formando um conjunto de prédios bastante coloridos, que se destacam na paisagem.

Além disso em Teresina é possível ver influências da arquitetura moderna como o paisagismo do Palácio Karnak de Burle Marx, o Fórum da cidade (1972), o Palácio da Justiça (1972) e o Palácio Petrônio Portela (Assembleia Legislativa de 1984) todos projetados por Acácio Gil Borsoi.

Infelizmente os imóveis históricos não foram conservados e cederam lugar para construções contemporâneas, porém é possível ainda se visualizar um pouco do que foi a avenida Frei Serafim antigamente: o logradouro residencial mais valorizado e conferir ainda os prédios históricos das praças Saraiva, da Bandeira e Pedro II.

Entre a arquitetura moderna e a antiga existem os palácios, que na maioria sediam instituições públicas ou clericais, dentre estes podemos citar:

  • Palácio da Cidade - Antiga Escola Normal, abriga o prédio da prefeitura desde 1984. Dos anos 20, permanecem as fachadas neoclássicas. Tem exposição permanente de arte plástica;

  • Palácio Arquiepiscopal - Ex-residência de famílias tradicionais, abriga o arcebispo de Teresina. Tem estilo gótico. Em sua capela, peças de arte sacra. Os jardins ensombreados são um convite à meditação;

  • Palácio de Karnak - Inspirado em um templo egípcio de mesmo nome, foi escola, residência e depois sede do Governo Estadual. Hoje é usado para os despachos mais importantes do governador. Tem acervo de arte. Quem assinou o paisagismo foi Burle Marx;

  • Palácio Pirajá - Sede administrativa da Universidade Estadual do Piauí, desde 1991. Arquitetura contemporânea, cercado por gramados e espelhos d'água.


Telefones úteis

Hospital São Marcos (86) 2106-8000

Med Imagem exames: (86) 3131 1234

UDI Imagem : (86) 3221-1715

Teletaxi (86)3222-2222

Pague Menos Farmácia entrega: 3216-3100

Big Bem Farmácias entrega : 86 3221-5641

Restaurante e Bares.

TAMBO MAMBO: Pizzaria e Creperia

R Tulipas 825 - Jóquei
Teresina, PI |

TERESINA ORIENTAL : Comida Internacional e Chinesa

Homero Castelo Branco 976 - São Cristóvão
Teresina, PI |

MALAGUETTA BAR E RESTAURANTE: Picanharia

Av Lindolfo Monteiro 2060 - Fátima
Teresina, PI

ÁGUA DE CHOCALHO: Bar com decoração típica Nordestina Vale a pena conferir – com show ao vivo

Av Nossa Senhora de Fátima 1439 - Jóquei
Teresina, PI

RESTAURANTE SÃO JOÃO : Restaurante de ambiente simples com a melhor carne de Sol da Cidade.

R João Cabral 2340 - Matinha
Teresina, PI

MATISSE: Bar e Restaurante , ambiente climatizado e ao ar livre.Vale o chopp bem gelado.

AV. Senador Area Leão 2020 s 1 - Jóquei
Teresina, PI

RESTAURANTE CAMARÃO DO ELIAS: Restaurante que serve frutos do mar, De ambientação simples com comida excelente. Vale conferir a peixada capixaba. Não possui climatização

Av Pedro de Almeida 457 - São Cristóvão
Teresina, PI.

FAVORITO GRILL: O melhor grelhado da cidade, ambiente elegante e aconchegante. Comida Internacional. Vale conferir o Frango desossado com arroz biro biro e o risoto de bacalhau.

R Professor Mário Batista 69 lj 10 - São Cristóvão
Teresina, PI

FAVORITOS COMIDAS TÍPICAS:Ambiente climatizado e decorado como uma casinha da fazenda.Comida típica de qualidade. Peça o de “tudo um pouco” ou “um pouco de tudo “(pratos típicos de nossa culinária) e a carne de sol de filé.

R Angélica 1059 - Jóquei
Teresina, PI

RESTAURANTE COCO BAMBU: decorado com esmero e com ambientes diversos, cardápio amplo. Passando dos crepes e pizzas ao jantar. Vale conferir as caipifrutas.

R Professor Joca Vieira 1227 - Jóquei
Teresina, PI | CEP

Bacalhau e Cia: O bacalhau é o forte deste restaurante

Nossa Senhora de Fátima 671 - Jóquei
Teresina, PI

PLANETA DIÁRIO: Pub com musica de qualidade

Av Aviador Irapuan Rocha 1261 - Jóquei
Teresina, PI

 

FAVORITO BISTRO: Comida francesa do Renomado Chef Naim que ganhou Concurso Nestlê Toque D’Or, que oferecia a chance de representar o país no Bocuse D’Or, elegeu Naim o Melhor Chef de Cozinha Brasileiro.

 

Av. Nossa Senhora de Fátima,2616

 

FAVORITO FORNERIA: prima pela cozinha de forno à lenha, com pratos elaborados por profissionais qualificados. Dois fornos e uma cozinha moderna dividem o cardápio, cujas opções vão desde pizzas em formatos e sabores especiais, a sanduíches, saladas, petiscos, assados de carnes, aves, peixes e crustáceos, além de deliciosas sobremesas.

 

Avenida Nossa Senhora de Fátima 1839

PIZZARIA VINOLE: Pizza de massinha finíssima

Av. Nossa Senhora de Fátima, 1360.

Bar Boteco: melhor happy hour da cidade, Prove os petiscos.

No Supermercado Carvalho da Homero Castelo Branco